Páginas

domingo, 1 de março de 2015

O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida  de José Saramago.


O Conto da Ilha Desconhecida


Sinopse:


Um homem vai ao rei e lhe pede um barco para viajar até uma ilha desconhecida. O rei lhe pergunta como pode saber que essa ilha existe, já que é desconhecida. O homem argumenta que assim são todas as ilhas até que alguém desembarque nelas.


Este pequeno conto de José Saramago pode ser lido como uma parábola do sonho realizado, isto é, como um canto de otimismo em que a vontade ou a obstinação fazem a fantasia ancorar em porto seguro. Antes, entretanto, ela é submetida a uma série de embates com o status quo, com o estado consolidado das coisas, como se da resistência às adversidades viesse o mérito e do mérito nascesse o direito à concretização. Entre desejar um barco e tê-lo pronto para partir, o viajante vai de certo modo alterando a idéia que faz de uma ilha desconhecida e de como alcançá-la, e essa flexibilidade com certeza o torna mais apto a obter o que sonhou.

"...Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós...", lemos a certa altura. Nesse movimento de tomar distância para conhecer está gravado o olho crítico de José Saramago, cujo otimismo parece alimentado por raízes que entram no chão profundamente.
Inédito em livro, O conto da ilha desconhecida é ilustrado por oito aquarelas de Arthur Luiz Piza.



Este livro eu ganhei da minha amiga Luciana em outubro do ano passado de presente de aniversário e só agora eu vim ler. A Luciana é fã do José Saramago e sempre a presenteei com os livros desse autor, e quando eu já não tinha ideia de qual livro ela ainda não tinha eu lhe dava um vale compras Saramago, ela é tão fã do autor que além de ter todas as obras ainda fez estudos sobre os livros em seu mestrado e doutorado. E dessa vez ela me presentou com essa linda obra.

O livro é pequeno, com apenas 64 páginas, é ilustrado com aquarelas de Arthur Luiz Piza que nos faz viajar nas águas de nossos pensamentos em busca de nossa ilha desconhecida.

O conto me fez viajar na história do personagem que tem um sonho e é firme em sua realização, e percebe que as vezes é necessário fazer algumas mudanças mas não desiste de seus objetivos, não deixa que os desafios o deixem de conquistar aquilo que quer.

Também nos permite a viajar no interior de nós mesmo, me fez viajar nas minhas ideias, nos meus sonhos e nas minhas escolhas, também consegui ver no meu contexto a sociedade e o governo.

Acredito que quem for ler o livro irá interpretar de uma forma diferente do que as outras, que sonhos e objetivos são diferentes, mas o caminho sempre é o mesmo, acreditar.

Eu li o livro em 2 dias, pois há trechos que li duas vezes, sem contar que viajei nas  aquarelas também,.. Já emprestei para outras pessoas lerem e continua passando de mão em mão, divulgando a leitura desse conto como em um ciclo de livros (meu sonho).

Por ser um livro curto, de fácil leitura e de reflexões internas, a divulgação de sua leitura esta fazendo sucesso, e espero que outras pessoas venham se interessar por esse breve conto e também venham a ler. Agora preciso reencontrar minha amiga e pedir mais dicas dos livros de José Saramago e acrescenta-los em minha estante.

Espero que tenham gostado deste post, acho que me empolguei um pouco... rs

bjkas e até a próxima.

Joane


Nenhum comentário:

Postar um comentário