Páginas

domingo, 8 de março de 2015

As luzes de setembro

Bom dia Turma!

Acabei de ler mais um livro de Carlos Ruiz Zafon, As Luzes de Setembro da Editora Suma.

As Luzes de Setembro


Sinopse:

As Luzes de Setembro - Durante o verão de 1937, Simone Sauvelle fica de repente viúva e abandona Paris junto com os filhos, Irene e Dorian. Eles se mudam para uma cidadezinha no litoral da Normandia, e Simone começa a trabalhar como governanta para Lazarus Jann, um fabricante de brinquedos que mora na mansão Cravenmoore com a esposa doente.

Tudo parece caminhar bem. Lazarus demonstra ser um homem agradável, trata com consideração Simone e os filhos, a quem mostra os estranhos seres mecânicos quecriou: objetos tão bem-feitos que parecem poder se mover por conta própria. 

Irene fica encantada com a beleza do lugar – os despenhadeiros imensos, o mar e os portos – e por Ismael, o pescador primo de Hannah, cozinheira da casa. Ismael tem um barco, entende tudo sobre navegação e gosta de velejar sozinho, até conhecer Irene e vê-la de maiô... Os dois logo se apaixonam.

Entre Simone e Lazarus parece nascer uma amizade. Dorian gosta de ler e, muito curioso, quer entender como os bonecos de Lazarus funcionam. Todos estão animados com a nova vida quando acontecimentos macabros e estranhas aparições perturbam a harmonia de Cravenmoore: Hannah é encontrada morta, e uma sombra misteriosa toma conta da propriedade.

Irene e Ismael desvendam o segredo da espetacular mansão repleta de seres mecânicos e sombras do passado. Juntos enfrentam o medo e investigam estranhas luzes que brilham através da névoa em torno do farol de uma ilha. Os moradores do lugar falam sobre uma criatura de pesadelo que se esconde nas profundezas da floresta.

Em As luzes de setembro, aquele mágico verão na Baía Azul será para sempre a aventura mais emocionante de suas vidas, num labirinto de amor, luzes e sombras.

(fonte: http://www.skoob.com.br/livros/as-luzes-de-setembro/331182ed371103)

O livro Luzes de Setembro conta a história de uma família que se muda de Paris para uma cidade costeira da Normandia após o falecimento do patriarca da família, essa família é composta pela mãe Simone e pelos filhos Irene e Dorian.

Simone foi contratada para trabalhar como governanta na mansão de um milionário excêntrico fabricante de brinquedos, Lazarus.

Lazarus mora com a esposa que sempre esta reclusa devido a uma doença, seu leito fica na ala oeste da mansão, onde é proibida a entrada dos funcionários, o único que tem acesso ao local é o próprio Lazarus, a esposa nunca foi vista pelos moradores da cidade. A mansão possui uma decoração exótica, com muitos brinquedos, robôs e autômatos.

Além de Simone, também trabalha na mansão a jovem Hannah que é cozinheira na casa, filha de um pescador e da dona da padaria. Hannah tem idade próxima a de Irene e as duas se tornarão amigas, Hanna também é prima de Ismael, que ajuda o tio na pesca e construiu seu próprio veleiro e que irá se envolver em um romance com Irene.

A família esta se adaptando bem a nova vida na cidadezinha costeira, até o momento que Hannah aparece morta e uma sombra começa a ameaçar a paz, Irene e Ismael irão tentar desvendar o mistério de uma luz que aparece no antigo farol durante o nevoeiro, Lazarus começa a se aproximar de Simone e coisas sinistras irão acontecer.

O livro já cativa na primeira página, começa a leitura com uma carta enviada por Ismael para Irene, uma de muitas outras que ele enviou no decorrer de 10 anos, depois inicia a história com a situação da família em Paris e sua mudança à cidade costeira. Depois a adaptação da família e as novas amizades.

No decorrer da história começam a aparecer algumas tramas que irão desenrolar a busca pela misteriosa luz do farol pelo jovem casal, a ação da sombra, a invasão do jovem casal a mansão e seus misteriosos brinquedos e autômatos (essa parte me lembrou um pouco a história das estufas do livro Marina, também do mesmo autor).

Lógico que não vou contar o que vai acontecer que irá perder a graça, mas para quem gosta de uma história de mistério, essa vai lhe prender do começo ao final.

A história termina com uma carta de Irene para Ismael, informando que só depois de 10 anos ela recebeu as correspondências devido ao período de guerra e que ela estará retornando a cidade costeira da Normandia para se reencontrarem.


Li em alguma página na internet que esse livro é o terceiro de uma trilogia, chamada trilogia da névoa composto pelos livros: O príncipe da Névoa, O Palácio da Meia-Noite e As luzes de Setembro. Mas vocês podem ficar tranquilos, eu li o livro de forma independente e acredito que a história possa ser lida de forma individual ou na sequencia, eu ainda não li os outros dois, mas o mesmo aconteceu com outros livros do mesmo autor (A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo), que era sequencia, mas podiam ser lidos individualmente também.

Espero que tenham gostado da dica de leitura e até o próximo post.

bjkas

Joane

Nenhum comentário:

Postar um comentário