Páginas

domingo, 2 de março de 2014

O CAÇADOR DE PIPAS - LIVRO

O Caçador de Pipas

Já ouvi falar muito desse livro, como sua história é emocionante e como ficou por várias semanas como o livro mais vendido e lido. A história repercutiu tanto que foi feito um filme da história.

Antes de ver o filme, preferi ler o livro e ver se me emociono tanto como o livro “A cidade do Sol” do mesmo autor.

Sinopse - O Caçador De Pipas - Khaled Hosseini
O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.




Edição: 1
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520920343
Ano: 2005
Páginas: 368
Tradutor: Maria Helena Rouanet




A História de Amir e Hassar realmente é emocionante, questões como a amizade, questões culturais e familiares, conflitos pessoais e muito mais, realmente O caçador de Pipas me emocionou tanto quando o livro “A Cidade do Sol”.

É difícil falar sobre o livro sem contar toda a história, porque cada linha escrita tem um sentido emocionante na vida de Amir e Hassan.

Só pra atiçar a curiosidade sobre a história e incentivar a leitura vou contar alguns pontos, mas sem contar a história toda.

Amir é um menino rico, meio covarde, que vive em busca da atenção e carinho do pai, é amigo de Hassan, filho do empregado da casa que não sabe ler e nem escrever, mas é muito bondoso e corajoso, os meninos tem quase a mesma idade. Os dois estão sempre brincando junto e se divertindo, Amir lê histórias para Hassan e explica de sua maneira o significado das palavras, outras vezes ele o engana só pra provoca-lo, já que ele não sabe ler. Adoram ir ao cinema, ler histórias antigas de guerreiros.

Em um campeonato de pipas inicia-se a grande tragédia desses grandes amigos, Amir consegue ser o campeão do campeonato com sua pipa azul e Hassan como um excelente caçador de pipas vai atrás da ultima pipa cortada para dar a Amir para que ele se torne o campeão do dia. Mas um acontecimento inesperado com Hassan e a covardia de Amir acaba  criando um murro entre os amigos (não vou contar o que aconteceu, se não perde a graça de ler o livro, não é?) e as consequências é a separação deles.

No decorrer da história Hassan e o pai deixam de trabalhar na casa e vão embora por motivos criados por Amir. Logo depois começa a invasão do Afeganistão pela União Soviética e Amir e o pai mudam para os EUA.

Amir tenta de todas as formas esquecer o passado e criar uma nova vida ao lado do pai nos EUA, muitas coisas irão acontecer num período de 20 anos, quando Amir depara novamente com as histórias de seu passado e o pipa azul, Amir irá voltar para o Afeganistão para enfrentar o seu passado e dar rumo ao seu futuro.

Espero ter instigado a curiosidade pela história desses dois amigos e que vocês venham a se apaixonar pela história tanto quanto eu.

Agora preciso ver o filme e ver se é tão bom como o livro, lembrando que para a versão cinematográfica há restrições e necessidade de resumo da história, mas meus amigos que já assistiram garantiram que vale a pena.


bjinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário